domingo, 18 de maio de 2014

Inovação: O jogo!

Essa semana daremos um descanso nos temas mais densos e veremos um exemplo de como o processo de inovação numa empresa pode ser implementado utilizando os conceitos de gamification.

O jogo que eu desenhei foi criado pensando especificamente na evolução de produtos que sejam software e se propõe a progressivamente ir agregando camadas de "especificação" garantindo que o exercício de despender o tempo necessário e somente o necessário seja facilitado.  


O bacana de desenharmos um processo pensando num jogo é que muito naturalmente, num primeiro olhar, podemos perceber que nosso "jogo" começa com a geração de ideias e termina quando a ideia se transforma numa nova feature/produto acabado, implantado (launched).

O conteúdo do idea canvas e do business case irá variar de acordo com o tipo de inovação que estiver trafegando pelo processo. Inovações progressivas de um produto que já esteja no ar exigem menos esforço de marketing, uma vez que nosso público alvo e personas muito provavelmente já estão identificados, e um canal de feedback já está estabelecido. Produtos completamente novos, que façam a alavancagem das competências essenciais da empresa, explorem novos mercados ou modelos de negócio, também podem utilizar esse pipeline, mas o tempo que vão demorar para cumprir todas as etapas muito provavelmente será maior.

O processo de score também varia drasticamente entre esses dois cenários. A criação de um sistema de pontuação na minha opinião é fundamental para conferir imparcialidade ao julgamento das ideias. No modelo proposto todas as ideias são adotadas por um product owner, independente da origem, e é o P.O. que defende a ideia junto à diretoria. O gerente de inovação é o responsável nesse modelo pela manutenção do sistema de score e deve objetivar refletir o julgamento da diretoria, bem como drivers estratégicos na pontuação, permitindo que com o passar do tempo as próprias pessoas que desejam submeter uma ideia usem o score como indicativo da probabilidade de sua aprovação. É claro que existirão ocasiões nas quais a determinação final da diretoria poderá diferir do resultado do score, mas o gerente de inovação deve se esforçar para que isso seja raro. Acima de tudo, é importante que esteja claro ao público interno a direção na qual a empresa desenha caminhar!

Abaixo temos um quadro que deve ser utilizado junto com o jogo, contendo uma descrição macro de cada "nível" que uma ideia pode alcançar. A frequência dos eventos varia drasticamente entre empresas, todavia a geração de ideias deve ser contínua e proponho que o idea screening seja mensal a fim de estreitar a relação entre os responsáveis pelo produto, demais áreas da empresa e a comunidade. No idea screening é obrigatória a presença da equipe de produtos (visibilidade global a todos os P.O. das iniciativas que estão acontecendo), possibilitando um grande brainstorm entre essa equipe e o resto da empresa no momento de apresentação das ideias submetidas. Essa reunião deve ser leve, aberta a curiosos, desconfiados (pessoas que querem submeter uma ideia, mas não sabem se isso funciona mesmo) e pessoas que estejam com vontade de opinar. 

O sistema de score já deve começar a ser aplicado às ideias nesse momento, sempre utilizando como filtro as informações que estejam disponíveis. As ideias submetidas não devem estar detalhadas e devem ser utilizadas mais como ponto de início de debate. A sugestão, a fim de evitar ser soterrado por muitas submissões, é trabalhar dentro de um conceito de time box e se necessário, o gerente de inovação deve realizar um filtro prévio dos tópicos que parecem mais interessantes e com maior possibilidade de seleção. Infelizmente o volume não permite que sejamos tão rigorosamente objetivos como nas próximas etapas. 


Esse formato de apresentação ainda permite que com facilidade pensemos em mecanismos para premiar os participantes! Usando somente dois exemplos simples temos:
  • Ir somando pontos para a pessoa que submeteu uma ideia conforme ela vai passando de nível. Esses pontos poderiam ser trocados por prêmios;
  • Criar badges para pessoas/áreas que mais participem das reuniões de idea screening;


O propósito de premiarmos os participantes e estimularmos essa competição saudável, é engajar de forma lúdica e divertida toda a empresa na atividade de pensar nos clientes e em como tornar os produtos e serviços melhores o tempo todo, por todos. 

Naturalmente fará parte das métricas avaliadas dentro de inovação o projetado x realizado de taxa de adoção, payback, ROI entre outras métricas mais "chatas" que por estarem numa esfera mais tradicional  exploraremos em outro momento.

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